JESUS NOSSO MESTRE E AMIGO.

JESUS NOSSO MESTRE E AMIGO.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cont. ENTREVISTA COM LUCIANO ALABARSE

Nosso contato com Luciano em 17.10.2010, fizemos as seguintes perguntas.
CB - QUE LEMBRANÇAS TENS DA CASA VELHA?
LA - Eu gostava muito do casarão, do salão grande, das salinhas, da biblioteca, do anexo. Trabalhava muito, como um atento aprendiz, distribuindo fichas, lendo os nomes dos desencarnadas que os parentes lembravam. O irmão Cerqueira me tratava com muito carinho e, sempre que podia, me convidava a participar de todas as tarefas. Mesmo sem ser maior de idade, ele dizia que eu tinha maturidade para assistir às sessões de sexta-feira. Eu organizava as filas do receituário. Enfim, foi uma escola de acesso às verdades transcendentais - que eu valorizo até hoje.
CB - E AS FESTIVIDADES COMO ERAM?
LA - Desde cedo, mostrei inclinação para essas atividades. Criamos um grupo de jovens, que participavam da Evangelização, e com esse grupo fizemos algumas festividades memoráveis. Permitiam que decorássemos o salão grande.  As festividades eram dias realmente fora do cotidano da casa. Aconteciam no domingo de manhã, com todas as turmas reunidas.
CB - PASSEIOS EM QUE PARTICIPASTES, TENS ALGUMA RECORDAÇÃO?
LA - O que lembro dessa época, de uma forma marcante, eram nossas idas aos domingos na Santa Casa, ao pavilhão das crianças. Íamos de livre vontade, quase todos os participantes desse grupo das festividades. Muitos anos, muitos amiguinhos doentes que não tinham parentes nos esperavam lá. Era um lindo momento da semana.
 Essa e apenas uma parte da entrevista.


Aguardem relatos da Historia.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ENTREVISTA COM LUCIANO ALABARSE


Em 17 de Outubro  de 2010,                     conseguimos contato com Luciano Alabarse, um dos mais renomados diretores teatrais do RS, e que na década de 70 fez parte da Evangelização, como Evangelizador  e participante do GPJ aqui do Atheneu. Transcreveremos algumas  de suas respostas.

CB - COMO ERA A EVANGELIZAÇÃO NA ÉPOCA EM QUE PARTICIPASTES?
LA - Dividida em turmas, por idade e por turmas. Ocupava todas as diferentes salas do velho prédio da Duque de Caxias. Os evangelizadores eram todos frequentadores da casa. Todos os programas eram discutidos. Havia, inclusive, ciclos de treinamento para evangelizadores novatos, uma vez por semana, à noite. Ali, em rodízio, todos davam suas aulas e tinha o devido "feedback" dos colegas. Era muito tranquilo para mim.
CB - LEMBRA DE ALGUM EVANGELIZADOR DESTA ÉPOCA?
LA - Lembro de muitos. Do Vivaldo que passava na minha casa e me levava de carona até o Atheneu. Da Almerinda, sua irmã, onde tomávamos café com pão quentinho. Da família do irmão Cerqueira. Era uma turma pequena, mas unida. Gostava de colocar o guardapó branco, obrigatório. Era um momento especial de preparação para a aula.
CB - COMO ERA  A RELAÇÃO DO ATHENEU(PRESIDENTE) COM A EVANGELIZAÇÃO?
LA - O irmão Cerqueira muitas vezes estava presente. Era o nosso "Chico Xavier", se me permitem a comparação. Eu tinha muita admiração por aquele homem de muito mais idade que eu e que me recebeu tão lindamente na casa espírita. Ele ligava todos nós. Também nas reuniões específicas de treinamento que, se não me falha a memória, aconteciam terças à noite, ele estava presente. Tinha entusiasmo pelo trabalho, valorizava sobremaneira essa atividade.
CB - QUAL CICLO QUE EVANGELIZAVAS? COMO ERAM SUAS AULAS? LEMBRAS EM  QUE ANO(S)?
 LA - Sempre ministrei aulas para adolescentes. Nunca crianças pequenas. Eu preparava todas as aulas com
muita dedicação, entusiasmo e pesquisa. Não havia internet naquela época, era tudo artesanal. Cartazes em cartolina, cores vibrantes, quadro negro convencional. Era outra época. Quanto ao ano, realmente não lembro.
  Aguardem a Continuação …
                               Claudia Berlese

domingo, 12 de dezembro de 2010

FESTA DE NATAL

No dia 11 de dezembro de 2010 às 18h no salão do 2º pavimento de nossa casa, ocorreu a festa de Natal. Estiveram presentes aproximadamente 120 pessoas, entre Colaboradores, Freqüentadores e Familiares. Apresentaram-se: O Coral "Julieta Felizardo de Leão", cantaram lindas canções Natalínas;  O Pianista  Leandro Moreira; O Grupo Teatral da Evangelização, trouxe uma trupe de palhaços, alegrando a todos com uma mensagem de esperança. Contamos com a presença ilustre do Papai Noel, que presenteou as crianças e a todos com balas e pirulitos. 
Homenageado nosso Querido amigo Otoni, que retornará a sua terra natal, Recife, mas que sempre estará em nossos corações.
Não poderiam faltar os comes e bebes, estavam verdadeiras delícias.
Desejamos a todos votos de Boas Festas e um 2011 cheio de Trabalho, Paz e Harmonia a todos nós.
































segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ENCERRAMENTO DA EVANGELIZAÇÃO 2010

No dia 27 do Mes de Novembro a Evangelização encerrou suas atividades  com grande festa. Iniciou às 14h 45min no salão nobre com prece e passe, após todos dirigiram a suas salas, retornaram as 15h30, onde no salão  do 2º piso assistiram um ppt com fotos de todos os eventos em que a Evangelização do Atheneu participou nesse ano.Um grupo de Palhaços apresentaram um esquete, com música e muita amimação. Foram entregues livros aos Evangelizandos mais assíduos, Grupo de Pais, Trocando Ideias , também foram homenageadas as mães, que durante todo o ano nos ofereceram um delicioso lanche, e que mais uma vez fizeram da nossa confraternização final uma grande festa gastronômica.
Nosso Muito Obrigado a todos que estiveram conosco nesse ano.
Desejamos Paz e Luz !!
Até o ano que Vem!















domingo, 31 de outubro de 2010

Nos Caminhos da História III



Em Setembro  de 1956,                     o Atheneu mobilzou a comunidade a contribuir para erguer um Colégio Espírita: Instituto Educacional Sebastião Leão. Com a Finalidade de amparar a criança, proporcionando-lhe a Educação condizentes com as suas necessidades Morais e Intelectuais.
Questionamento feito ao Zalmino Zimmermann, Colaborador de nossa casa e um dos Fundadores desse prjeto, atual presidente da ABRAME.
 P: O QUE ACONTECEU PARA QUE A CASA NÃO DESSE CONTINUÍDADE AO PROJETO DO INSTITUTO  SEBASTIÃO  LEÃO?
R.Z: O projeto Instituto Educacional Sebastião Leão não prosperou por diversos motivos, entre eles, a necessidade de se cogitar da construção de um novo prédio para o Atheneu, multiplicando, assim, as dificuldades.

 Aguardem a Continuação …
Fonte: Atas “Diretoria do Atheneu”
                               Claudia Berlese

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

JOVENS PARTICIPAM DA 6ª CONJER - 1ª Região Federativa

 Dario Portinho,  DIJ/  CRE1 com Convidados.
Luíza e Izadora  ajudando a cantar 
Momento de Descontração
      Nos dias 23 e 24 de Outubro de 2010, na ACM,  centro de Porto Alegre,  realizou-se a 6ª CONJER, com o tema: Reencarnação e Família. Presentes entre Jovens e Evangelizadores 140 inscritos, GPJ's, Convidados e Palestrantes: Ana Guimarães de SP; Bruno Godinho; Berenice Santos, Diretora do DIJ/FERGS; Paulo Salermo, Diretor do CRE-1; Georgina Valente, Diretora do DAFA/FERGS; Grupo AVE; Grupo Evangelizar é Amar e Dario Portinho, Diretor DIJ CRE-1. 
      Intensa Programação que desde a Recepção às 7h da manhã de sábado, estendendo até às 18h de Domingo, Jovens Felizes por estarem juntos, Cantaram, assistiram peça Teatral, Participaram de Oficinas Temáticas, Quiz, Imagem e Ação, Exposição Doutrinária, Painel de encerramento, tudo isso na mais perfeita Harmonia.
      As Jovens: Luíza Daitx, Andressa Pereira e Izadora Fontoura, juntamente com suas Evangelizadoras: Mara Almada e Claudia Berlese, componentes da Evangelização do Atheneu se fizeram presentes.
        Agradecidas à Deus por essa oportunidade!
Mara e Izadora


sábado, 9 de outubro de 2010

VOCÊ SABIA!

· Que em 1952 os Colaboradores da Nossa Casa   confeccionaram e arrecadaram 1.894 peças, entre elas, roupas, calçados, brinquedos e distribuíram por vários bairros de Porto Alegre.
· Na Década de 70, a Evangelização contava com um Grupo de Teatro, Dirigido por Luciano Alabarse  (Renomado Diretor de teatro gaúcho).
· Que a Caravana, aos 52 anos de existência em Nossa Casa, trabalhou ininterruptamente levando as Lições do Evangelho aos Lares  do centro  de Porto Alegre.
· Na Década de 80, a Evangelização contava com um Grupo de Programações Juvenis (G.T.P.R), Grupo de Trabalho Paulo Rogério ( Jovem que faz parte da Corrente Espiritual do Atheneu).

· Que na Década de 70, o Grupo de Programações Juvenis (G.T.P.R), Grupo de Trabalho Paulo Rogério, tiveram a sua primeira Reunião, com participantes da Evangelização: Jorge Cristiano da Veiga, Luis Rossi, Silvana Rimolo, Ney Rezende, Marilene R. Rossi, Themis Frabretti, entre outros.