JESUS NOSSO MESTRE E AMIGO.

JESUS NOSSO MESTRE E AMIGO.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

60 Anos de Evangelização no Atheneu

No dia 11 de Abril de 2015 teremos a Comemoração dos 60 anos de Atividades de Educação Espírita, com diversas atrações e surpresas que reservamos. Logo postaremos Fotos do Evento.
                                                                     
                                                                                             Claudia Berlese

domingo, 14 de abril de 2013

REINÍCIO DA EVANGELIZAÇÃO


“A Evangelização Espírita visa a oferecer à criança e ao Jovem condições para o seu aprimoramento moral e contribuir para modificação da Humanidade.”

O Departamento de Evangelização e  da Família, convida trabalhadores, frequentadores e famílias visitadas pela Caravana do Atheneu Espírita a participarem dos encontros da Escola de Evangelização, que terá início das atividades dia 27 de Abril (sábado) as 14h45min.

Venha participar!

Todos serão bem-vindos!!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

CAPACITAÇÃO PARA EVANGELIZADORES

CURSO PREPARATÓRIO PARA EVANGELIZADORES NO ATHENEU INICIA 20.04 INTERESSADOS VENHAM CONVERSAR COMOSCO, SALA 201, AS TERÇAS.

 
TODOS OS SÁBADOS DAS 9h30min às 11h.
NO ATHENEU ATÉ ÚLTIMO SÁBADO DE NOVEMBRO.
EM 2014, MÃOS A OBRA!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

HORA DO CONTO NA RECREAÇÃO 2012


A Recreação que inicia das 14h 45min às 15h com temas mensais e objetivos bem definidos pelo grupo de Evangelizadores.     

No dia 26 de Maio, ocorreu a primeira Hora do Conto de 2012, com o tema: A Importância da Reencarnação, com foco na Maternidade, pois que o Mês é comemorativo as Mães. A história” Frederico Reencarna “ foi contada pela Diretora, Claudia. As crianças e todos os presentes ouviram com bastante atenção, e para  agradecer a oportunidade do renascimento  realizaram a  tarefa  de elaborar uma rosa e oferecer a sua mãe.

Esperamos  todos para a próxima contação que terá como tema: A Missão de João Batista.

Agradecemos a presença de todos .
    Claudia Berlese           























                                                                       


quarta-feira, 4 de abril de 2012

EVANGELIZAÇÃO TEM INÍCIO DIA 31 DE MARÇO 2012



                        A Escola de Evangelização teve seu início no dia 31 de março, às14h 45min com a saudação de Boas Vindas da Diretora em exercício, Claudia Berlese que considerou aberta a Evangelização de 2012. Cada Evangelizador colocou um coração no peito, representando o Amor na Tarefa, para recepcionar cada um dos jovens e crianças que lá estiveram.
                       Apresentados os Evangelizadores e seus ciclos, encaminharam-se os Evangelizandos e Pais para suas salinhas, juntamante com o Trocando Idéias.
                       Retornando para o Salão às 16h em que foram surpreendidos com uma saborosa mesa de comes e bebes. Todos Confraternizamos, colocamos o papo em dia, mas com muita alegria no Coração.
                       Neste dia 7 de Abril, véspera do Domingo de Páscoa, a Evangelização foi suspensa, retornaremos no dia 14 de Abril.
                      Aguardaremos todos lá, para vivenciar e aprender o Evangelho de Jesus, auxiliados pela Doutrina Espírita.

                                                                        CLAUDIA BERLESE

sexta-feira, 2 de março de 2012

A EVANGELIZAÇÃO DO ATHENEU NA XXXIII COMEERJ

A EVANGELIZAÇÃO DO ATHENEU NA

XXXIII COMEERJ – POLO XII CANÁ DA GALILÉIA

                                                                                                       CLAUDIA BERLESE

   Nos dias 18 a 22 de Fevereiro ocorreu em Paraíba do Sul, a 33ª Confraternização de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro, sob o Tema: “O Futuro é agora. Por que te DETÉNS?“, com a participação de trezentas pessoas, entre Jovens, Crianças, Adultos e Trabalhadores. Duas Caravanas do RS integraram o Polo XXII, a de Santa Maria e de Porto Alegre, com aproximadamente 80 pessoas. Estiveram presentes representantes de outros estados: MG, BA, RJ e do Uruguai.

   A Evangelização do Atheneu, representada pela Diretora Claudia Berlese e pela Evangelizadora Sheila Leal, participaram dos grupos de estudo: FAMILIA E TAREFEIROS DO BEM B, respectivamente. As Oficinas oferecidas foram: PAUS E CORDAS, COMPOSIÇÃO MUSICAL, CANTO E CORAL, ESPERANTO, FOTOGRAFIA, ARTES PLÁSTICAS, RELIGIÃO, RÁDIO E ATIVIDADES CIRCENSES PARA A TURMA DOS PEQUENOS COMPANHEIROS. Apresentações artísticas do Grupo Arte e Luz, de Santa Maria; Luaumeerj com os Cantores Ariovaldo Filho (RJ) , Maycon Leal e Hércules Mota (MG), Grupo teatral (RJ) com a peça “Viver para Morrer”.

   Tivemos a oportunidade de vivenciar os ensinos do nosso Mestre Jesus, refletimos, fomos sensibilizados de que “O Futuro é agora” e não nos DETEREMOS.
MOMENTO DE INTEGRAÇÃO DOS GRUPOS DE ESTUDO COM OS VIOLEIROS.

SHEILA LEAL NA APRESENTAÇÃO DA OFICINA DE ESPERANTO.


CIEP EM PARAÍBA DO SUL - RJ
A TURMA DA COZINHA
O GRUPO FAMÍLIA DA COMEERJ
 

   






domingo, 11 de dezembro de 2011

ENCERRAMENTO DA EVANGELIZAÇÃO

No dia 26 do mês de Novembro, sábado, a Evangelização aqui do Atheneu encerrou suas atividades. Com início para às 14h45min, após a abertura e passes, a Equipe Diretiva na pessoa de sua Diretora, Claudia Berlese, agradeceu a presença de todos que durante o ano estiveram conosco, desejando a todos Boas Festas e lembrou da data do início da Evangelização no próximo ano, 2012 que será no primeiro sábado de Abril. Cada ciclo preencheu a Avaliação do trabalho realizado neste ano e foram surpreendidos com músicas tocadas por Luciano e Daisy no violão, convidando a todos a se dirigirem ao salão para a Confraternização, entrega de livros e sorteio de três CDs do Grupo Evangelizar é Amar.

Aguardamos Todos para o próximo ano, Que venha 2012!

Um Fraterno Abraço!

                                       Claudia Berlese






quarta-feira, 2 de novembro de 2011

JOVENS DA EVANGELIZAÇÃO PARTICIPAM DA XXIV CONJERGS EM BAGÉ

Os Jovens, Izadora Fontoura e Felipe Porto da Juventude II e III da  Evangelização do Atheneu, participaram juntamente com o Evangelizador Luciano Alencastro da XXIV Confraternização de Juventudes Espíritas do Rio Grande do Sul na cidade de Bagé, nos dias 28 a 30 de Outubro de 2011.

Juntamente com o GPJ da UDE-CENTRO chegaram em Bagé 01:40 da madrugada de sábado, cansados fizeram o cadastramento, comeram um delicioso cachorro-quente e deslocaram aos locais de pernoite. Meninos Quartéis e Meninas Clube Caxeiral.

Retornaram da Alvorada as 6:30, Tomaram café e Almoçaram no Caminho da Luz e dirigiram-se a URCAMP, Universidade onde aconteceu todo o Evento. Participaram de Oficinas, Programa Bônus Hora e Quiz. Encerramento com risos e choros, na certeza de que estaremos juntos, partilhando momentos inesquecíveis na XXV CONJERGS. 

A Evangelização do Atheneu agradece a participação dos Jovens Izadora e Felipe, como também ao Luciano.
Claudia Berlese




domingo, 28 de agosto de 2011

CARAVANA COMPLETA 52 ANOS


Foi em um encontro de muita alegria e amor que a Caravana do Evangelho de Jesus nos Lares comemorou mais um aniversário, completando 52 anos de trabalho ininterrupto, contando com a presença dos colaboradores que participaram do trabalho neste dia (20/08/2011), assim também como membros da Direção da Casa.

Presenteando a Caravana, foi entregue pelo presidente do Atheneu, irmão Paulo Alencastro, um quadro com o texto “Saudação ao Evangelho no Lar”, de autoria da irmã Luci Müller.

E foram ainda oferecidos salgados, torta, refrigerante e chá, para a confraternização, que aconteceu num clima de muita fraternidade e harmonia entre todos os presentes.

Laerte C. Aguiar Jr


sábado, 13 de agosto de 2011

RECREAÇÃO HOMENAGEIA DIA DOS PAIS

Pais presentes a Evangelização

No dia 13 do mes de Agosto do corrente, a Evangelização do Atheneu ofereceu aos seus Evangelizandos, juntamente com seus pais, um momento especial na hora da Recreação. Todos reuniram-se após às 16h no salão do 2º piso,  sob a orientação de Daisy Guimarães que fez brincadeiras com os pais presentes. A Turma do Maternal e  Jardim prestaram sua homenagem aos pais com um belíssimo cartaz. Depois de alimentarmos o espírito, nosso corpo foi agraciado por muitas delícias.
Parabéns a todos os Pais!
Turma do Maternal e Jardim
Daisy perguntando aos pais: Ser Pai é ......
Homenagem do Maternal e Jardim
Questionando, Ser Filho é.......
Pais com seus Filhos

segunda-feira, 18 de julho de 2011

TARDE JUVENIL DA UDE-CENTRO NO ATHENEU







Domingo, 17 de Julho de 2011, a Juventude Espírita reuniu-se em uma Maravilhosa Tarde Juvenil, programada pelo GPJ UDE-CENTRO, Coordenados pela Aida Garcia. Com o Tema: Autoconhecimento. Auxiliaram na Recepção, no Lanche, nas Oficinas, enfim, incansáveis. Momento Musical com Luciano Alencastro e Rudá, Peça Teatral, organizada e apresentada pelos componentes do GPJ, Momento de integração com os jovens, Momento de apresentações das Oficinas e Momento CONJERGS, com Dario Portinho, Coordenador Geral, que respondeu algumas questões sobre o evento. Término às 18h. Jovens satisfeitos com os resultados obtidos. Tarde excelente! Obrigado a todos que compareceram!!

domingo, 5 de junho de 2011

ENCONTRO DA FAMÍLIA NO ATHENEU

No dia 5 de Junho ocorreu o Encontro Estadual da Família, evento promovido pela FERGS, através do DAFA (Departamento de Assuntos da Família) e tendo como anfitrião o Atheneu. Marcado para às 13h, teve seu início às 13h30min, prece proferida pelo presidente da Instituição anfitriã, Paulo Alencastro, Georgina Valente, Diretora do DAFA/FERGS, deu abertos os trabalhos da tarde, apresentando os Oficineiros, e dentre eles, estava nossa Companheira Cristina Canovas, que apresentou a Oficina “Estou envelhecendo... E agora?”. Após a Presidente da FERGS, Maria Elizabete Barbieri falou a todos da importância desse evento. Logo após chamado o palestrante da tarde, Carlos Lacerda que expos o tema: “Lar Evangelizado é farol da Nova Era”. Divididos em 6 Oficinas, com os temas: “O Evangelho, Luz no Mundo de Transição”, “A Obsessão nos relacionamentos familiares”, “Relacionamentos conjugais atuais”, “Valorização da Vida”, “Estou envelhecendo... E agora?”, “Educação para o mundo Regenerado”.

E não poderia faltar um delicioso lanche para aquecer essa tarde fria.

Encerrado o encontro às 18h, todos saíram satisfeitos pelo belíssimo trabalho realizado.







ATHENEU COMPLETA 72 ANOS

No dia 25 de Abril, nossa casa completou 72 anos, com início marcado para às 19h30min, a abertura ficou a cargo da Vice-Presidente, Lucy Marlene Alt Müller, que emocionada fez a prece, lembrando companheiros dos primeiros tempos, passando a seguir a  audição do Hino ao Atheneu, pelo coral “Julieta Felizardo de Leão”, completando com músicas conhecidas por todos. Após passou-se a palavra  ao palestrante da noite, Gabriel Salum, Diretor do Departamento de Comunicação da FERGS e Trabalhador da seara espírita na Soc. Esp. Leon Denis, aqui mesmo em Porto Alegre. Nos trazendo o tema: O Seareiro do Cristo, onde nos sensibilizou da importancia da nossa terefa em nossa casa espírita. Todos foram convidados a participar do momento de confraternização no 2º piso, celebrando essa data com o “Parabéns”.





INÍCIO DA EVANGELIZAÇÃO 2011


No dia 02, do Mes de Abril, a Evangelização iniciou suas atividades  com grande confraternização. Iniciou às 14h 45min no salão nobre com prece e passe, após todos dirigiram a suas salas, as  Crianças e  Jovens divididos em ciclos: Maternal— 3 e 4 anos; Jardim— 5 e 6 anos; 1º Ciclo da Infância— 7 e 8 anos; 2º Ciclo da Infância— 9 e 10 anos; 3º Ciclo da Infância— 11 e 12 anos; Juv. I— 13 e 14 anos; Juv. II e III— 15 a 21 anos. O “Trocando Ideias” - a partir de 22 anos e o Grupo de Pais, retornaram as 16h, onde no salão  do 2º piso foram recepcionados com muitos comes e bebes, palhaços que divertiram as crianças, com música e muita animação.

 O Grupo de Evangelizadores está com todo “O Gás” para realizar a sua tarefa.

       Jovem!        Prepare –se  em  Outubro tem    “XXIV CONJERGS”

       Venha! Traga um Amigo!

      ESPERAMOS POR VOCES!

 EQUIPE DIRETIVA

            DA EVANGELIZAÇÃO




domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cont. ENTREVISTA COM LUCIANO ALABARSE

Nosso contato com Luciano em 17.10.2010, fizemos as seguintes perguntas.
CB - QUE LEMBRANÇAS TENS DA CASA VELHA?
LA - Eu gostava muito do casarão, do salão grande, das salinhas, da biblioteca, do anexo. Trabalhava muito, como um atento aprendiz, distribuindo fichas, lendo os nomes dos desencarnadas que os parentes lembravam. O irmão Cerqueira me tratava com muito carinho e, sempre que podia, me convidava a participar de todas as tarefas. Mesmo sem ser maior de idade, ele dizia que eu tinha maturidade para assistir às sessões de sexta-feira. Eu organizava as filas do receituário. Enfim, foi uma escola de acesso às verdades transcendentais - que eu valorizo até hoje.
CB - E AS FESTIVIDADES COMO ERAM?
LA - Desde cedo, mostrei inclinação para essas atividades. Criamos um grupo de jovens, que participavam da Evangelização, e com esse grupo fizemos algumas festividades memoráveis. Permitiam que decorássemos o salão grande.  As festividades eram dias realmente fora do cotidano da casa. Aconteciam no domingo de manhã, com todas as turmas reunidas.
CB - PASSEIOS EM QUE PARTICIPASTES, TENS ALGUMA RECORDAÇÃO?
LA - O que lembro dessa época, de uma forma marcante, eram nossas idas aos domingos na Santa Casa, ao pavilhão das crianças. Íamos de livre vontade, quase todos os participantes desse grupo das festividades. Muitos anos, muitos amiguinhos doentes que não tinham parentes nos esperavam lá. Era um lindo momento da semana.
 Essa e apenas uma parte da entrevista.


Aguardem relatos da Historia.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ENTREVISTA COM LUCIANO ALABARSE


Em 17 de Outubro  de 2010,                     conseguimos contato com Luciano Alabarse, um dos mais renomados diretores teatrais do RS, e que na década de 70 fez parte da Evangelização, como Evangelizador  e participante do GPJ aqui do Atheneu. Transcreveremos algumas  de suas respostas.

CB - COMO ERA A EVANGELIZAÇÃO NA ÉPOCA EM QUE PARTICIPASTES?
LA - Dividida em turmas, por idade e por turmas. Ocupava todas as diferentes salas do velho prédio da Duque de Caxias. Os evangelizadores eram todos frequentadores da casa. Todos os programas eram discutidos. Havia, inclusive, ciclos de treinamento para evangelizadores novatos, uma vez por semana, à noite. Ali, em rodízio, todos davam suas aulas e tinha o devido "feedback" dos colegas. Era muito tranquilo para mim.
CB - LEMBRA DE ALGUM EVANGELIZADOR DESTA ÉPOCA?
LA - Lembro de muitos. Do Vivaldo que passava na minha casa e me levava de carona até o Atheneu. Da Almerinda, sua irmã, onde tomávamos café com pão quentinho. Da família do irmão Cerqueira. Era uma turma pequena, mas unida. Gostava de colocar o guardapó branco, obrigatório. Era um momento especial de preparação para a aula.
CB - COMO ERA  A RELAÇÃO DO ATHENEU(PRESIDENTE) COM A EVANGELIZAÇÃO?
LA - O irmão Cerqueira muitas vezes estava presente. Era o nosso "Chico Xavier", se me permitem a comparação. Eu tinha muita admiração por aquele homem de muito mais idade que eu e que me recebeu tão lindamente na casa espírita. Ele ligava todos nós. Também nas reuniões específicas de treinamento que, se não me falha a memória, aconteciam terças à noite, ele estava presente. Tinha entusiasmo pelo trabalho, valorizava sobremaneira essa atividade.
CB - QUAL CICLO QUE EVANGELIZAVAS? COMO ERAM SUAS AULAS? LEMBRAS EM  QUE ANO(S)?
 LA - Sempre ministrei aulas para adolescentes. Nunca crianças pequenas. Eu preparava todas as aulas com
muita dedicação, entusiasmo e pesquisa. Não havia internet naquela época, era tudo artesanal. Cartazes em cartolina, cores vibrantes, quadro negro convencional. Era outra época. Quanto ao ano, realmente não lembro.
  Aguardem a Continuação …
                               Claudia Berlese

domingo, 12 de dezembro de 2010

FESTA DE NATAL

No dia 11 de dezembro de 2010 às 18h no salão do 2º pavimento de nossa casa, ocorreu a festa de Natal. Estiveram presentes aproximadamente 120 pessoas, entre Colaboradores, Freqüentadores e Familiares. Apresentaram-se: O Coral "Julieta Felizardo de Leão", cantaram lindas canções Natalínas;  O Pianista  Leandro Moreira; O Grupo Teatral da Evangelização, trouxe uma trupe de palhaços, alegrando a todos com uma mensagem de esperança. Contamos com a presença ilustre do Papai Noel, que presenteou as crianças e a todos com balas e pirulitos. 
Homenageado nosso Querido amigo Otoni, que retornará a sua terra natal, Recife, mas que sempre estará em nossos corações.
Não poderiam faltar os comes e bebes, estavam verdadeiras delícias.
Desejamos a todos votos de Boas Festas e um 2011 cheio de Trabalho, Paz e Harmonia a todos nós.